O Observatório

Diante dos desafios que envolvem o futebol e a mídia, o Observatório dos Direitos de Transmissão de Futebóis surge com a proposta de ser um espaço unificador de descrição, análise, debate e pesquisas em rede sobre as dinâmicas do campo social do futebol profissional, desde sua relação com a indústria cultural, que o transformou em “espetáculo midiático”, considerando toda a diversidade e pluralidade que envolvem os futebóis praticados no território brasileiro.

Num primeiro ciclo, buscaremos realizar um mapeamento histórico da exibição dos principais torneios europeus, sul-americanos, nacionais, regionais, estaduais e de seleções via TV aberta, fechada e plataformas digitais no Brasil, considerando o masculino e o futebol de mulheres. Para isso, agrega-se à revisão de literatura a pesquisa documental em fontes secundárias (sites noticiosos, de clubes e federações) e outras metodologias de análise histórica, descritiva e comparativa. 

Através desta plataforma online, pretende-se criar um repositório digital (mapas, tabelas, gráficos, notícias, artigos, relatórios, entre outros elementos audiovisuais), articular grupos de pesquisa para estudo de determinado momento histórico, tema, campeonato ou região, além da produção de podcast e organização de seminários e rodas de conversa.

O Observatório dos Direitos de Transmissão de Futebóis é desenvolvido pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e pelo grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (CEPCOM), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com pesquisadores e jornalistas dedicados a discutir a transmissão de futebol no Brasil e no mundo.

Quem faz o Observatório

Micaelle Cristina

Graduanda em Educação física licenciatura Ufal

Anderson David Gomes dos Santos

Professor da UE Santana do Ipanema da UFAL/ Doutor em Comunicação pela UnB

Antônio Bandeira de Melo 

Estudante de jornalismo na PUC-SP

Raniery Soares

Jornalista e pesquisador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme)

Iago Vernek Fernandes 

Geógrafo e associado do Intervozes

Eduardo Jorge Lima Alexandre

Graduando em Ciências Econômicas, UFAL – Unidade de Santana do Ipanema, e graduando em Psicopedagogia pela UniCV

Amanda Trovó 

Bacharel em Relações Internacionais e participa do Mundo Dentro e Fora das Quatro Linhas

Ana Flávia Nóbrega Araújo

Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB, jornalista formada pela UEPB. Pesquisadora de esporte, mídia e modos de torcer. Integrante da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme). Atualmente, é assessora parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Maria Isabel Lopes 

Graduanda em Ciências Econômicas Ufal

Jonathan Ferreira 

Doutorando em Geografia UNESP Rio Claro

Henrique Sales Barros 

Bacharel em Jornalismo pela PUC-SP